
CINEMA ASIATICO


O TIGRE E O DRAGÃO
O Tigre e o Dragão chinês simplificado: chinês tradicional: pinyin: Wòhǔ Cánglóng, também conhecido por Wo hu cang long e por seu título em inglês, Crouching Tiger, Hidden Dragon, é um filme produzido pela China, Taiwan, Hong Kong e Estados Unidos de 2000, do gênero wuxia/ação, dirigido por Ang Lee e com roteiro baseado em livro de Du Lu Wang.
O filme conta a história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, e cujas vidas se encontram na época da Dinastia Qing. Os destinos das duas as conduzem a uma jornada violenta e surpreendente, e que as obrigará a fazer escolhas que poderão mudar as suas vidas.

![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |

CURIOSIDADES
O Tigre e o Dragão é o 1º filme de artes marciais do diretor Ang Lee, mais conhecido pelos dramas Razão & Sensibilidade e Tempestade de Gelo.
O filme é totalmente falado em mandarim. O diretor Ang Lee chegou a pensar em filmar os diálogos em inglês, mas desistiu por considerar que a história ficaria deslocada se fosse falada em outra língua, já que possui detalhes próprios da China.
Este é o 1º de 2 filmes em que as atrizes Zhang Ziyi e Michelle Yeoh trabalharam juntas. O posterior foi Memórias de uma Gueixa (2005).
O Tigre e o Dragão não participou da seleção oficial do Festival de Cannes porque ficou pronto apenas 2 semanas antes de seu início. A saída então foi apresentar o filme fora de competição.
Foi escolhido por Taiwan como seu representante na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar.
O FILME
A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.
Título original
Wo hu cang long
Curiosidades
6 curiosidades
Distribuidor
Columbia Pictures do Brasil
Ano de produção
2000
Orçamento
15 000 000 $
Língua
Mandarim
Cor
Colorido
Tipo de filme
Longa-metragem
Elenco
Chang Chen
Personagem: Lo
Zhang Ziyi
Personagem: Jen Yu
Michelle Yeoh
Personagem: Yu Shu Lien
Chow Yun-Fat
Personagem: Li Mu Ba

O DIRETOR

Ang Lee (Pingtung, 23 de Outubro de 1954) é um cineasta, produtor e roteirista taiwanês radicado nos Estados Unidos. Ele ganhou o Oscar de Melhor Diretor por duas vezes, primeiro por "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005) e mais recentemente para "As Aventuras de Pi" (2012). Ele é a primeira pessoa de origem asiática a ganhar o Oscar de Melhor Diretor.
O ator, produtor e cineasta Ang Lee estudou na National Taiwan College of Arts e depois, já morando nos Estados Unidos, estudou direção na Universidade de Illinois e produção cinematográfica em Nova Iorque. Durante a faculdade, foi assistente de direção de "Joe's Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads", filme universitário de Spike Lee.
Em 1992 estreou como diretor de longa-metragem com "A Arte de Viver". Em 1993 dirigiu "O Banquete de Casamento", que ganhou o Urso de Ouro no Festival Inernacional de Cinema de Berlim e o prêmio de direção no Festival de Seattle, além de receber uma indicação para o Golden Globe Awards|Globo de Ouro.
Em 1994, Lee lançou "Comer Beber Viver", que recebeu uma indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Um ano depois realiza "Razão e Sensibilidade", primeiro filme de elenco internacional, com estrelas como Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant. O filme, baseado no romance de Jane Austen, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, além de outros prêmios pelo mundo.
Em 1997, dirige novo filme com elenco internacional, "Tempestade de Gelo". Em 2000, com "O Tigre e o Dragão" ganha dois Globos de Ouro e o diretor é ovacionado no Festival de Cannes.
Após as críticas mornas à sua versão de "Hulk", adaptação dos quadrinhos da Marvel Comics, lançada em 2003, Lee recuperaria o seu prestígio em 2005 com "O Segredo de Brokeback Mountain". O filme, que retrata o romance entre dois peões no preconceituoso e machista meio-oeste americano, levaria o seu diretor a receber o Oscar e o Globo de Ouro por seu trabalho. Neste último, "Brokeback Mountain" também ganhou o prêmio de Melhor Filme Dramático.
Ang Lee disse recentemente que o cinema chinês vai superar a rentabilidade do de Hollywood em apenas dez anos, sem sequer ter de se preocupar em atingir públicos em outros idiomas.

PREMIOS

Oscar 2001 (EUA):
Venceu nas categorias de melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor trilha sonora
Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição, melhor figurino e melhor canção original
Globo de Ouro 2001 (EUA):
Venceu nas categorias de melhor diretor e melhor filme estrangeiro
Grande Prêmio BR de Cinema 2002 (Brasil):
Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro
BAFTA 2001 (Reino Unido):
Venceu nas categorias de melhor figurino, melhor diretor, melhor som e melhor filme em língua não inglesa
Indicado nas categorias melhor atriz (Michelle Yeoh), melho atriz coadjuvante (Ziyi Zhang), melhor direção de arte e melhor edição.
Prêmio Bodil 2001 (Dinamarca):
Venceu na categoria de melhor filme não americano
MTV Movie Awards 2001 (EUA):
Venceu na categoria de melhor luta
Indicado na categoria de melhor filme e melhor atuação feminina (Ziyi Zhang)
Prêmio NYFCC 2000 (New York Film Critics Circle Awards):
Venceu na categoria de melhor fotografia
Prêmio Saturno 2001 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA):
Venceu na categoria de melhor filme de ação/aventura /suspense
Indicado nas categorias de melhor ator (Yun-Fat Chow), melhor atriz (Michelle Yeoh), melhor diretor, melhor figurino, melhor canção, melhor atriz coadjuvante (Ziyi Zhang) e melhor roteiro
NOVIDADES
Um dos filmes estrangeiros mais bem sucedidos dos últimos tempos irá ganhar uma continuação. A produtora The Weinstein Company anúnciou que está desenvolvendo uma sequência de O Tigre e o Dragão, longa dirigido porAng Lee e vencedor de quatro estatuetas do Oscar em 2001 (incluindo Melhor Filme Estrangeiro). O estúdio também confirmou que a produção irá começar em maio deste ano. O roteiro foi escrito por John Fusco, que já assinou o texto de O Reino Proibido, outro filme de artes marciais ambientado na China. O veterano do cinema chinês Ronny Yu, responsável por O Mestre das Armase Freddy x Jason, está cotado para assumir a direção. Ang Lee não estará envolvido.
O novo filme é baseado no mesmo material literário adaptado para as telonas na produção anterior. Ambos se fundamentam em uma releitura da chamada Pentalogia de Ferro, do escritor chinês Wang Du Lu. O Tigre e o Dragão foi a adptação do quarto livro da série e seu sucessor nos cinemas será a adaptação do segmento "Silver Vase, Iron Knight", último volume da pentalogia. "Esta foi uma oportunidade de explorar a paixão que eu sempre tive pela Wuxia[gênero literário e cinematográfico tradicional na China]", disse o roteirista John Fusco em entrevista ao site Deadline.
Yu Shu Lien, interpretada por Michelle Yeoh no filme de 2001, será a protagonista da sequência, mas segundo Fusco, diversos novos personagens serão inseridos na trama. "Há um universo alternativo nos livros, que existe paralemamente ao mundo real, cheio de guerreiros errantes, curandeiros, sacerdotes, poetas, feiticeiros e renegados de Shaolin", disse o roteirista. Ainda não há nenhuma informação quanto aos atores confirmados no elenco, nem quanto à previsão de lançamento.
por Victor Alexandre