top of page

O CLÃ DAS ADAGAS VOADORAS

 

Shí miàn mái fú (十面埋伏; O Clã das Adagas Voadoras (título no Brasil) ou O Segredo dos Punhais Voadores (título em Portugal) é um filme de 2004, da China, dirigido pelo cineasta chinês Zhang Yimou.

A beleza no uso das cores por Zhang Yimou chama a atenção no filme. Muitas cenas em um bambuzal preenchem a tela de verde, com os personagens vestindo roupas da mesma cor. Em outra parte do filme, é o amarelo que predomina na cena. No trecho final do filme, há uma luta durante uma nevasca, e os personagens e seu sangue contrastam com a paisagem branca.

No ano de 859 a China passa por terríveis conflitos. A dinastia Tang, antes próspera, está decadente. Corrupto, o governo é incapaz de lutar contra os grupos rebeldes que se insurgem. O mais poderoso e prestigiado deles é o Clã dos Punhais Voadores. Leo (Andy Lau) e Jin (Takeshi Kaneshiro), dois soldados do exército oficial, recebem a missão de capturar o misterioso líder dos Punhais Voadores e para tanto elaboram um plano que consiste em envolver Jin no disfarce de um combatente solitário, para conquista da confiança da bela revolucionária cega Mei (Zhang Ziyi) e, assim, conseguindo infiltrar-se no grupo. No entanto a dupla não contava com a paixão que Mei despertaria nos dois.

CURIOSIDADES

Este é o 3º filme em que o diretor Zhang Yimou e a atriz Zhang Ziyi trabalham juntos. Os anteriores foram O Caminho para Casa (1999) e Herói (2002).


A atriz Anita Mui faria uma participação especial no final de House of Flying Daggers , mas faleceu antes de rodar esta cena. Em respeito à atriz, o diretor Zhang Yimou decidiu reescrever o roteiro de forma a retirar sua personagem, ao invés de substituí-la por outra atriz. Além disto Yimou manteve Anita Mui nos créditos do filme.


Zhang Yimou convidou a cantora de ópera Kathleen Battle para cantar a música-tema do filme.


Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, do Festival do Rio 2004.

 

O FILME

 

No ano de 859 a China passa por terríveis conflitos. A dinastia Tang, antes próspera, está decadente. Corrupto, o governo é incapaz de lutar contra os grupos rebeldes que se insurgem. O mais poderoso e prestigiado deles é o Clã dos Punhais Voadores. Leo (Andy Lau) e Jin (Takeshi Kaneshiro), dois soldados do exército oficial, recebem a missão de capturar o misterioso líder dos Punhais Voadores e para tanto elaboram um plano: Jin se disfarça como um combatente solitário, ganha a confiança da bela revolucionária cega Mei (Zhang Ziyi) e, assim, infiltra-se no grupo. Mas a dupla não contava com a paixão que Mei despertaria nos dois.

 

 

Título original

Shi mian mai fu

 

Ano de produção

2003

 

Língua

Mandarim

Cor

Colorido

 

Tipo de filme

longa-metragem

 

Elenco

Andy Lau

Personagem: Leo

 

Zhang Ziyi

Personagem: Mei

 

Takeshi Kaneshiro

Personagem: Jin

O Clã das Adagas Voadoras
O Clã das Adagas Voadoras
O Clã das Adagas Voadoras
O Clã das Adagas Voadoras
O Clã das Adagas Voadoras
O Clã das Adagas Voadoras
O Clã das Adagas Voadoras
O Clã das Adagas Voadoras
O Clã das Adagas Voadoras
O Clã das Adagas Voadoras

O DIRETOR

Zhang Yimou ( Mandarim Pronúncia:  [tʂɑŋ îmɤ̌ʊ̯] ) (nascido em 14 de novembro de 1951) é um diretor chinês de cinema, produtor, escritor e ator, e ex-diretor de fotografia. Ele é contado entre a Quinta Geração de cineastas chineses, tendo feito sua estréia como diretor em 1987 com Red Sorghum .

Zhang já ganhou inúmeros prêmios e reconhecimentos, com indicações de Melhor Filme Estrangeiro para Ju Dou em 1990 e Lanternas Vermelhas em 1991, Leão de Prata e de Ouro Leão prêmios no Festival de Veneza , Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes , eo Ouro Tenha no Festival Internacional de Berlim . Em 1993, ele foi membro do júri no 43 º Festival Internacional de Berlim. Zhang dirigiu a abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim 2008, que recebeu considerável aclamação internacional.

Um dos temas recorrentes de Zhang é a capacidade de resistência do povo chinês em face de dificuldades e adversidades, um tema que tem sido explorado em filmes como, por exemplo, a viver (1994) e Nenhum a Menos (1999). Seus filmes são particularmente conhecidos por sua rica uso da cor, como pode ser visto em alguns de seus primeiros filmes, como Lanternas Vermelhas , e em seus wuxia filmes como Herói e Clã das Adagas Voadoras . Seu filme mais recente é um filme histórico guerra drama chamado The Flowers of War.

PREMIOS

Boston Film Critics 2005 (EUA):

Melhor Fotografia (Zhao Xiaoding)

Melhor Diretor (Yimou Zhang)

Melhor Filme Estrangeiro Language (China / Hong Kong)

 

Los Angeles Film Critics (EUA):

Melhor Filme Estrangeiro Language (China / Hong Kong)

Editores Motion Picture Som

Melhor Edição de Som em recursos estrangeiros

 

National Board of Review:

Desenho de Produção em Circulação

 

Sociedade Nacional de Críticos de Cinema:

Melhor Diretor (Yimou Zhang)

Melhor Fotografia (Zhao Xiaoding)

 

Satellite Awards:

Melhor Fotografia (Zhao Xiaoding)

Melhores Efeitos Visuais

BILHETERIAS

Clã das Adagas Voadoras abriu na América do Norte em 3 de dezembro de 2004, em 15 cinemas. O filme arrecadou EUA $ 397,472 (26,498 dólares por tela), em sua semana de estréia. Bruto total de norte-americana do filme é 11050094 dólares.

O filme fez um adicional de EUA $ 81751003 em outras partes do mundo, trazendo seu total bruto de bilheteria em todo o mundo para 92801097 dólares. Foi também o terceiro filme de maior bilheteria de língua estrangeira no mercado da América do Norte em 2004.

por  Thales Almada

bottom of page