
CINEMA ASIATICO

O GRANDE MESTRE
O Grande Mestre (Yip Man, no título original) é um filme chinês, lançado em 2013, do diretor Wong Kar Wai,1 que conta a história do mestre de kung-fu Yip Man, mentor do astro Bruce Lee.
Este drama de ação mostra a história de um dos maiores mestres em artes marciais da história, Ip Man, o homem que treinou Bruce Lee,desde os anos 1930 até ao início da década de 1950.
Perturbado pela invasão japonesa, o país vive um período conturbado que vai corresponder a uma espécie de “idade de ouro” das artes marciais chinesas e transformar Yip Man num mestre venerado.

O Grande Mestre é a primeira incursão de Wong Kar Wai ao mundo das artes marciais. Obcecado pelos menores detalhes, Kar Wai passou 3 anos viajando pela china, procurando entender quem era Ip Man.

![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |

CURIOSIDADES
O diretor de arte William Chang, coletou por 2 anos tecidos usados no período que o roteiro abrange de 1930 e 50.
Treinou por 3 anos o casal protagonista Tony Leung e Zhang Ziyi.
Por 30 noites consecutivas filmou a cena de abertura do filme, com Ip Man enfrentando uma dúzia de lutadores na chuva.
Kar Wai gastou 2 anos com os trabalhos de edição do filme, e ainda afirma que passaria mais 2 anos editando, pois disse nunca estar satisfeito. Por causa dessa insatisfação “O Grande Mestre” têm 3 cortes diferentes.
O filme por completo exigiu 8 anos da vida de Wong Kar Wai.
O FILME
A história verídica de Ip Man, o mestre de artes marciais que ficou conhecido no Ocidente por ter sido o mentor de Bruce Lee. No fim dos anos 30, no sul da China, ele derrota o grande e respeitado mestre Gong Yutian. A linda Gong Er, filha de Yutian, jura vingar a honra de seu pai e desafia Ip para uma luta. Tudo muda quando a Segunda Guerra Mundial se intensifica e Ma San, o melhor pupilo de Gong Yutian, escolhe o lado inimigo. Este drama de ação mostra a história de um dos maiores mestres em artes marciais da história, Ip Man (Tony Leung), o homem que treinou Bruce Lee. O lema desta trama é "Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé".
Título original
Yut doi jung si
Distribuidor
California Filmes
Bilheterias Brasil
2.600 ingressos
Ano de produção
2013
Língua
Mandarim, Cantonês, Japonês
Cor
Colorido
Tipo de filme
Longa-metragem
Elenco
Tony Leung Chiu Wai
Personagem: Ip Man
Zhang Ziyi
Personagem: Gong Er
Chang Chen
Personagem: Yixiantian "The Razor"


O DIRETOR

Nasceu em Shanghai, mas imigrou para Hong Kong aos 5 anos;- Foi o 1º chinês a ganhar o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes;- Foi o Presidente do Júri no Festival de Cannes de 2006. Juntamente com diretores como Eddie Fong, Stanley Kwan e Clara Law, pertence ao movimento chamado de "Segunda Nova Onda" do cinema de Hong Kong.
É um cineasta chinês de Hong Hong, nascido no dia 17 de julho de 1958, foi o primeiro de seu país a ganhar o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1997. Vindo da China continental e falando apenas mandarim de Xangai, era levado frequentemente pela mãe em salas de cinema, como uma forma de acelerar a sua exposição ao dialeto cantonês falado em Hong Kong, em que ele se tornou fluente a partir dos 13 anos de idade.1
Filmografia:
1988 - Conflito Mortal
1990 - Dias Selvagens
1994 - Cinzas do Passado e Amores Expressos
1995- Anjos Caídos
1997- Felizes Juntos
2000- Amor a Flor da Pele
2004- 2046 Os Segredos do Amor
2007- Um Beijo Roubado
2013- O Grande Mestre.

PREMIOS
Levou os principais prêmios do cinema na cerimônia do sindicato de diretores de Hong Kong.
O épico de artes marciais ganhou nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator para Tony Leung Chiu-way e melhor atriz para Zhang Ziyi.
O filme foi indicado para abrir a 63ª edição do Festival de Cinema deBerlim.
TRAILER
por Izabela Silva